V Congresso Brasileiro de Cardiologia Veterinária

Trabalhos


REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS

Data Procedimento Observações
01 de março a 15 de abril de 2024 Período de submissão Via site do congresso (https://vcbcvet.com.br/)
Até 31 de julho de 2024 Resultado dos pôsteres E-mail ao autor principal informando a decisão da comissão
19 de setembro de 2024 das 10h às 12h Avaliação dos pôsteres Presença obrigatória do autor principal ou um dos coautores
19 de setembro de 2024 das 13h30 às 15h30 Apresentação oral 15 minutos de apresentação + 10 minutos de discussão

Informações importantes

1. Serão aceitos trabalhos científicos ou relatos de casos clínicos na área de cardiologia veterinária, na forma de resumo simples, para apresentação em forma de pôster eletrônico ou apresentação oral.

2. Cada congressista, com sua inscrição devidamente paga no Congresso, terá direito ao envio de, no máximo, três trabalhos como autor principal e coautoria livre. O autor principal ou pelo menos um dos coautores deve estar inscrito no congresso.

3. Será permitido o número máximo de seis nomes (1 autor + 5 co-autores) por resumo na modalidade de relato de caso e oito nomes (1 autor + 7 coautores) na modalidade de trabalho científico.

4. Serão aceitos como resumos estudos prospectivos ou retrospectivos e relatos de caso cuja relevância de assunto e qualidade deverão ser aprovadas pela comissão científica. Não serão aceitas revisões de literatura.

5. Os resumos poderão ser selecionados para apresentação como pôster eletrônico ou apresentação oral, na dependência da nota atribuída pelos avaliadores. Estará sob a responsabilidade dos apresentadores a elaboração dos pôsteres eletrônicos.

6. Cada trabalho científico apresentado receberá um certificado, constando os nomes de todos os autores. Para o recebimento do certificado relativo ao trabalho será obrigatória a exposição e apresentação do pôster e/ou apresentação oral.

7. Interessados em submeter trabalhos para o Comitê Científico do V Congresso Brasileiro de Cardiologia Veterinária da SBCV deverão enviar os resumos simples conforme as normas a seguir, de 01 de março a 15 de abril de 2024.

8. Os trabalhos serão encaminhados aos revisores científicos escolhidos pela comissão científica da SBCV para a devida apreciação.

9. A comunicação sobre a aprovação ou não será feita por divulgação restrita via email ao autor que submeteu o trabalho até o dia 31 de julho de 2024.

10. No encerramento do Congresso haverá premiação para os melhores trabalhos em cada categoria: melhor relato de caso em pôster, melhor trabalho científico em pôster, melhor relato de caso em apresentação oral, melhor trabalho científico em apresentação oral. A escolha dos melhores trabalhos será baseada na nota atribuída pelos avaliadores.

Normas para formatação e envio do resumo simples

1. Os trabalhos deverão ser submetidos sob a forma de resumo simples e deverão ser redigidos em português do Brasil.

2. Os trabalhos deverão ser submetidos por meio da página do congresso (https://vcbcvet.com.br/). Não serão aceitos trabalhos enviados por outros meios.

3. É de responsabilidade de quem inscreve o resumo de que nele constem os nomes de todos os autores com a grafia correta. Não será permitida a inclusão ou exclusão de autores após a submissão do resumo.

4. Formatação do Texto:

Redator de texto: Word for Windows versão 2010 (ou posterior)
Papel: A4 (21 x 29,7 cm)
Margens: 2,5 cm
Letra: Arial, tamanho 10
Espaçamento entre linhas: simples (1,0)

Não ultrapassar 3 páginas (incluindo referências, gráficos, tabelas e figuras).

5. Conteúdo do resumo:

O título do trabalho deverá ser apresentado em português, sem abreviações, em negrito, caixa alta e centralizado. O autor e co-autor(es) deverá(ão) ser indicado(s) abaixo do título (um espaço), separados por ponto e vírgula, antecedidos de um número de referência sobrescrito e centralizado. As informações sobre os autores, incluindo o vínculo institucional, deverão aparecer sob os nomes dos autores (letra Arial 9 itálico), centralizado. Os bolsistas de iniciação científica (PIBIC / CNPq, Faperj, PROIC, CAPES e outras) deverão mencionar o vínculo. As palavras-chave deverão ser inseridas abaixo da identificação dos autores (um espaço) (letra Arial 9 itálico), alinhado à esquerda, usar de 3 a 5 descritores (preferencialmente que não sejam palavras do título).

O Corpo do resumo deverá ser escrito em parágrafo único, com o máximo de 300 palavras (não incluir na contagem das palavras: título, autores, palavras-chave, gráficos, figuras, tabelas e referências bibliográficas). O corpo do resumo deverá conter (sem subtítulos/subdivisões):

i. Trabalho científico: Introdução, Objetivos, Material e métodos, Resultados, Discussão e Conclusão;
ii. Relato de caso: Introdução, Objetivos, Relato de caso, Discussão, Conclusão. Os textos deverão ser redigidos exclusivamente em português e deverão conter, os seguintes tópicos:

Gráficos, fórmulas e tabelas poderão ser incluídos, ao final do resumo, após as referências bibliográficas, desde que haja uma chamada inserida no texto. As legendas de gráficos, fórmulas e tabelas devem ser autoexplicativos e em Arial 8, espaço simples.

As Referências bibliográficas deverão ser escritas em ordem alfabética ao final do trabalho, adotadas as normas ABNT/NBR-6023.

Nos relatos de caso é obrigatório anexar mídias relevantes para a compreensão do caso (de 1 a 10 itens, sendo imagens no formato JPEG/JPG e tamanho máximo de 2M por imagem, e vídeos no formato MP4 com máximo de 15 segundos cada e tamanho máximo de 5M).

Nos trabalhos científicos é opcional anexar mídias relevantes para a compreensão do caso (de 1 a 10 itens, sendo imagens no formato JPEG/JPG e tamanho máximo de 2M por imagem, e vídeos no formato MP4 com máximo de 15 segundos cada e tamanho máximo até 5M).

Sugestão para reduzir o tamanho de vídeo: https://compress-video-online.com/pt/
Sugestão para reduzir o tamanho de imagem: https://tinypng.com/

6. O apresentador deverá ser indicado no formulário de submissão do resumo, sendo que ele deverá constar entre os autores e também deverá estar inscrito no Congresso.

7. É importante que os resumos simples sejam cuidadosamente revisados antes do encaminhamento. Os formulários de submissão preenchidos de forma incorreta não serão aceitos.

8. Não mencionar, no corpo do texto, nas figuras, gráficos ou tabelas, o nome da instituição ou do estabelecimento veterinário no qual o estudo foi desenvolvido. Mencionar apenas na nomenclatura dos autores.

Normas para formatação dos pôsteres

1. Se aceito, o trabalho deverá ser apresentado na forma de pôster eletrônico, seguindo a estrutura abaixo descrita:

a. Um único slide, em formato PDF,  dimensões de 120 cm de altura por 90 cm de largura, contendo:

i. Trabalho científico: Introdução, Objetivos, Material e métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências;
ii. Relato de caso: Introdução, Objetivos, Relato de caso, Discussão, Conclusão, Referências;
iii. A fonte utilizada deve permitir boa leitura. As figuras também devem ser de tamanho adequado, de forma a ilustrar bem o que se propõe.

2. O slide em PDF deverá ser inserido na área restrita do autor no site do evento em data a ser comunicada via email.

3. O apresentador deverá estar disponível para a arguição do pôster na data e horário determinados pela Comissão Científica, caso contrário não haverá emissão de certificado.

4. Os certificados dos trabalhos serão enviados por email em até 30 dias após o término do evento.

Normas para apresentação oral

1. Serão selecionados 6 resumos para apresentação oral, sendo eles 3 trabalhos científicos e 3 relatos de caso, com base nas maiores notas atribuídas pelos avaliadores.

2. A apresentação deve ter 15 minutos de duração, sendo que posteriormente haverá 10 minutos para discussão com os avaliadores e com os ouvintes. O tempo deverá ser rigorosamente respeitado.

3. A apresentação deverá conter:

a. Trabalho científico: Introdução, Objetivos, Material e métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências;

b. Relato de caso: Introdução, Objetivos, Relato de caso, Discussão, Conclusão, Referências;

c. Incluir um slide inicial declarando seus potenciais conflitos de interesse na realização do estudo. Além disso, deverá constar o nome das indústrias, laboratórios ou outras entidades patrocinadoras do estudo.

4. O apresentador deverá estar disponível para a apresentação na data e horário determinado pela Comissão Científica (comparecer ao mídia desk do evento no dia anterior para disponibilizar seu arquivo), caso contrário não haverá emissão de certificado.

5. Os certificados dos trabalhos serão enviados por email em até 30 dias após o término do evento.

Disposições gerais

Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora e Científica do Congresso Brasileiro de Cardiologia Veterinária da SBCV 2024 e serão divulgadas no site do congresso (https://vcbcvet.com.br/).


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